sexta-feira, 19 de maio de 2017

Trompas Obstruídas: O que é e como tratar?


Motivo de infertilidade, cerca de 35% dos casos, as trompas obstruídas e aderências tubárias, podem dificultar ou mesmo impedir o encontro de óvulo e espermatozoide anulando as chances de gravidez.  A obstrução nas trompas é um problema que pode ocorrer em apenas uma trompa ou nas duas. Contudo, muitas mulheres desconhecem que esse diagnóstico nem sempre é definitivo, ou seja, pode-se tentar a desobstrução. 

Entendendo a função das trompas



As trompas são duas estruturas finas e delicadas situadas na região superior do útero, tem como função receber o óvulo liberado durante a ovulação e permitir o seu encontro com os espermatozoides, pois é nas trompas que a fecundação acontece, após a fecundação devem fazer com que o embrião recém-fecundado seja nutrido e role em direção a cavidade uterina. 

A estrutura do espermatozoide permite que ele se mova dentro da trompa, pois ele tem a cauda, um "rabinho" que se move de um lado para o outro rapidamente, responsável pelo movimento do espermatozoide no interior da trompa. Já o óvulo, depende dos cílios existentes no interior da trompa, para se movimentar. Esses cílios se movimentam em direção ao útero, carregando o óvulo. Se o óvulo fecundado descer rápido demais para o útero, se dará um aborto, se ele se move muito lentamente, ocorrerá uma gravidez na trompa. Os cílios ditam o ritmo, permitindo o embrião chegar na hora certa, com um número de células exato, permitindo a sua implantação no útero. 


Óvulo sendo movimentado pelos cílios das trompas

Nas extremidades das trompas, existem as famosas fímbrias, que são como "mãozinhas" das trompas, que permitem que ela "segure" o ovário, no momento da ovulação, facilitando a captação do óvulo pela trompa. No caso das fímbrias aglutinadas, ou deformadas (fimose da trompa), a captação do óvulo estará dificultada. 




No caso das trompas estarem totalmente obstruídas, não há como o óvulo encontrar o espermatozoide e tão pouco chegar ao útero para implantação. 

Porque as trompas ficam obstruídas?


Uma das principais causa da obstrução tubária é a endometriose, pela formação de aderências, infecções pélvicas ocasionadas por micro-organismo, como clamídea ou pela laqueadura tubária, DIU (dispositivo intra-uterino) o DIU pode causar infecções que causam a obstrução, Fibromas ou miomas, Doença de Chron (infecção crônica na parede do intestino que pode causar sapingite - infecção nas trompas), Gravidez ectópica, Aborto, principalmente sem assistência médica, apendicite com rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas e cirurgias ginecológicas ou abdominais.

As obstruções podem ser unilateral (em uma trompa) ou bilateral (nas duas trompas), parcial (quando a passagem não é totalmente fechada) ou total (quando não há nenhuma passagem).

Outro problema observado com a obstrução das trompas é a perda da capacidade da extremidade tubária de se voltar para o ovário e "abraçá-lo", não podendo assim receber o óvulo por este liberado. O que se vê muitas vezes são trompas fixas e distantes dos ovários, direcionadas para um sentido oposto ao que eles se encontram. As alterações podem ser leves e responsáveis por uma demora maior para engravidar. Mas, frequentemente, as lesões são severas e impedem completamente a ocorrência da gestação.


Quais os sintomas e como diagnosticar?


Infelizmente, a maioria das mulheres não apresenta qualquer sintoma além da dificuldade de engravidar quando há um problema de obstrução nas trompas. Raras são as mulheres que podem sentir alguma dor ou incômodo causado por trompas obstruídas, geralmente sentidos quando envolve algum processo infeccioso ou inflamatório.


Para diagnosticar o problema é feito o exame de Histerossalpingografia. Através desse exame, em que é injetado contraste por via vaginal, pode-se perceber se o mesmo preenche toda a cavidade uterina até subir pelas trompas. 



A Histerossalpingografia também permite diagnosticar anomalias uterinas, pólipos e miomas que possam a dificultar engravidar. Conheça mais sobre esse exame aqui.

Outra maneira de diagnosticar a obstrução das trompas é através de laparoscopia, que é um procedimento em que o médico consegue ver as trompas através de um pequeno corte que é feito na barriga, identificando a presença de obstrução ou outros problemas.

Problemas com os cílios no interior tubário


interior da trompa, com aderência frouxa, já sem os cílios


Algumas vezes, mesmo com as trompas desobstruídas há um problema para engravidar, isso ocorre quando um germe "ataca" a trompa, destruindo os cílios sem obstruir as trompas. Com isso, o movimento do óvulo até o útero não ocorre, impedindo a gravidez. A destruição dos cílios no interior da trompa só pode ser confirmado através da retirada da mesma para realizar um exame histopatológico. Nesse caso, o método de Hidrotubação é a indicação de tratamento. 

Existe tratamento para desobstrução das trompas?


De acordo com o tipo de obstrução das trompas e da idade da mulher, diferentes tratamentos podem ser indicados para tratar a infertilidade, inclusive a cirurgia.

No entanto, quando a obstrução não pode ser resolvida por meio de cirurgia ou a mulher prefere usar outras alternativas para engravidar, pode optar por:

Tratamento com hormônios: utilizado quando apenas uma trompa é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável.

Fertilização in vitro: usada quando os outros tratamentos não funcionaram, pois o embrião é formado em laboratório e depois implantado no útero da mulher. Veja mais detalhes sobre o procedimento de Fertilização in vitro.

Tratamentos com ervas naturais:  existem muitos relatos de mulheres que conseguiram remover aderências  através de métodos naturais. Dong Quai, raiz de gengibre, raiz de paeonia e Hawthorn são as ervas mais indicadas para limpeza das trompas de Falópio.

Massagem da fertilidade: usada para soltar aderências e ajudar no combate de inflamações. Deve ser feita 1 vez ao dia, a partir do 1º dia da menstruação até o 14º dia do ciclo ou até o dia da ovulação. (Aprenda a fazer a massagem da fertilidade aqui!)

Deite-se de forma confortável e dobre os joelhos. Com as mãos úmidas com óleo faça movimentos circulares ao redor do umbigo de forma que toda a área abdominal seja massageada. Repita o movimento por no mínimo 30 vezes.

Tratamento com óleo de Rícino: use compressas umedecidas com óleo de Rícino sobre o ventre por cerca de 45 a 60 minutos. Cubra a compressa com filme plástico para não suja e aqueça o local com uma cinta térmica ou uma garrafa de água quente. Para não se queimar proteja o local com uma toalha por baixo da cinta. O tratamento deve ser feito do 1º dia da menstruação até a ovulação.

Método de Hidrotubação: é um tratamento de ação química que através de uma enzima que irá "corroer" o tecido que obstrui, a cortisona que irá diminuir as células inflamatórias, e permitir a ação das células regenerativas da membrana basal na regeneração dos cílios, e um antibiótico potente, que evita a infecção da trompa pelo método. 

Vale à pena operar as trompas?


Após a cirurgia, a trompa frequentemente volta a ficar permeável, mas não consegue ter o mesmo desempenho (normalidade anatômica e funcional) que apresentava antes. Por este motivo, muitas vezes a repermeabilização das trompas ocorre, mas a gestação não. Existe também a possibilidade de ocorrer, em um curto intervalo, nova obstrução, desta vez por fibrose (cicatrização) e um risco maior de gestação ectópica (tubária).


Veja a desobstrução das trompas:



No passado, quando as taxas de sucesso com a fertilização in vitro (FIV) eram bem mais baixas, muitas vezes optava-se pela cirurgia. Hoje em dia, com melhores resultados através da FIV, cada vez menos se realiza a cirurgia tubária. Esta ainda encontra seu espaço nos casos em que a mulher é bem jovem e o casal não tem recursos para custear a FIV. Importante salientar que após a realização da cirurgia faz-se necessário aguardar vários meses ou, até mesmo, alguns poucos anos para verificar se a gravidez ocorre ou não. O surgimento de uma gestação é única prova efetiva de que o tratamento cirúrgico de desobstrução das trompas realmente foi efetivo.

Apenas um médico especialista em fertilidade poderá indicar o melhor tratamento em caso de obstrução das trompas, contudo, se ainda não tiver o diagnóstico, pode optar pelos tratamentos naturais com ervas e massagem para ajudar no processo. Converse com seu médico para avaliar como está a saúde de suas trompas. Até a próxima!







2 comentários:

  1. Eu me chamo Meiriane fiz laqueadura há 8 anos só que desde que fiz ñ tenho certeza se as minhas trompas foi dilatas ou estar desobstruidas tenho meu companheiro que o sonho dele é ter um bebê comigo, sinceramente ñ sei o que fazer tenho três filhos de relacionamento anterior mais com esse meu companheiro atual ñ tenho nenhum por isso me arrependi de ter feito esse procedimento e ñ sei como fazer pra realizar o sonho de ser mãe pela 4 vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o melhor é procurar um médico especialista em fertilidade. Boa sorte 🍀

      Excluir