segunda-feira, 1 de maio de 2017

Gravidez Anembrionária


Basta a confirmação da gravidez para que a mulher fique ansiosa para a primeira ultrassom, onde poderá visualizar o bebê e saber que está tudo bem. Em alguns casos, esse exame traz a frustração do médico não conseguir visualizar o embrião. Quando isso ocorre há a apreensão da mãe pois apenas repetindo o exame com alguns dias haverá certeza se está tudo bem ou se trata-se de gravidez anembrionária. A gestação anembrionária é muito comum mas não é tão conhecida, sendo que dificilmente encontramos alguém que sabe o que isso significa ou já passou por essa situação. Mas nos hospitais e clínicas isso é visto com certa frequência, sendo que é importante que a mulher saiba que esse tipo de gravidez existe e o que ela significa.

O que é gravidez anembrionária?


Também conhecida como ovo cego ou gravidez sem feto, a gestação anembrionária acontece quando o óvulo fertilizado se implanta no útero, mas o embrião não consegue de desenvolver. A mulher apresenta todos os sintomas de gravidez, mas não existe crescimento fetal. 


Quais as causas da gravidez anembrionária?


As causas desse fenômeno não são totalmente explicadas pela maioria dos especialistas, e a gestação anembrionária é, na maioria das vezes, considerada como um mero capricho da natureza, e apenas são consideradas as possibilidades naturais de um feto se desenvolver, vencidas todas as barreiras para isso.

A gravidez anembrionária pode acontecer com mulheres de todas as idades e não é considerada um fator de infertilidade. Contudo, quando a mulher se aproxima dos 40 anos, problemas como esse se tornam mais frequentes. O mesmo se aplica aos homens, pois assim como os óvulos, os espermatozoides mais velhos estão sujeitos a defeitos genéticos.

O embrião pode vir a não se desenvolver por erros naturais ou não no processo de fertilização, e em alguns casos a união do óvulo com o espermatozoide simplesmente não produz os frutos que deveriam produzir. Como o hormônio ainda é produzido, o aborto não ocorre, e a expulsão do saco gestacional não ocorre nas primeiras semanas, e muitas vezes até o final dos primeiros meses da gestação.

Durante a ultrassonografia, o médico mede o saco gestacional e procura sinais do embrião. Se o saco gestacional medir mais de 25 mm e não houver indícios do embrião, o diagnóstico provavelmente será de ovo cego. 

Gestação sem visualização do embrião



Gestação com visualização do embrião

No caso de o diâmetro do saco ser menor que 25 mm, pode ser que a gestação esteja em um estágio menos avançado do que você imaginava, e um novo ultrassom será realizado em uma ou duas semanas para tirar a dúvida. Se nessa etapa o embrião ainda não aparecer, o diagnóstico será confirmado.

Quais os sinais que indicam gravidez anembrionária?


Antes de fazer o ultrassom que confirma a gravidez anembrionária, a mulher pode ter sangramentos que indicam que algo está errado. Além disso, pode haver a diminuição dos sintomas clássicos da gravidez, como náuseas e inchaço das mamas. em outros casos pode não haver qualquer sinal de que algo está errado, e muitas vezes a mulher pensa que ainda está grávida como antes. Não há dor nem qualquer sangramento, e a mulher se sente grávida como antes, já que os hormônios continuam a agir e a preparar a mulher para as mais variadas situações da gravidez e do parto.

Como confirmar que se trata de gravidez anembrionária?


Quando se trata de gravidez anembrionária, normalmente a mulher pode sentir uma diminuição dos sintomas de gravidez e dos níveis de hormônios. Contudo, é uma situação que algumas mulheres podem não perceber ou ter certeza.
O problema costuma ser identificado no exame de ultrassom feito no primeiro semestre da gestação, quando o médico visualiza o saco gestacional vazio. Se a mulher já apresenta sangramento, uma das alternativas é deixar que ela expulse o embrião naturalmente, como em um aborto espontâneo. Contudo, devido ao estado emocional da paciente, muito médicos preferem recorrer a alternativas cirúrgicas, como a aspiração uterina, que retira o material do útero à vácuo, ou a curetagem. Medicamentos para induzir as contrações uterinas e estimular a eliminação natural também podem ser utilizados.

A gravidez anembrionária indica um problema com o corpo da mulher?


Ao contrário de muitos outros problemas com o desenvolvimento e crescimento do embrião, a gestação anembrionária não significa qualquer descuido, mau hábito ou incidente durante a gravidez, e não há qualquer indício de que a mulher terá dificuldades em engravidar em uma próxima vez. Por isso, apesar do choque ao constatar que a sua gravidez não está progredindo e que nenhum feto será gerado no seu útero, a mulher poderá engravidar novamente sem problemas.

Existe prevenção?


Uma boa maneira de se precaver, no caso de quem planeja engravidar, é ingerir ácido fólico, durante dois meses, antes de tentar a concepção. Sob orientação médica, é claro. A substância ajuda a prevenir malformações e acidentes genéticos. Conheça mais sobre o ácido fólico.

Visualização da vesícula vitelina


A vesícula vitelina realiza a transferência de nutrientes para o bebê antes de o cordão umbilical ser desenvolvido, ou seja, ela é a marmita que promove os nutrientes para o bebê. Com relação a gravidez anembrionária, não será visualizada em momento algum. 

Algumas pessoas poderão dizer que tiveram gravidez anembrionária e viram a vesícula vitelina. Na verdade, o que ocorre é que a gestação não desenvolveu para que o embrião fosse visível pela ultrassom. Nesses casos, apenas um exame do saco gestacional poderia confirmar que havia um embrião, o que dificilmente é feito por quem sofre um aborto. 

Então, caso a mulher tenha feito um ultrassom e tenha visto a vesícula mas não o embrião, fique tranquila que há grandes chances da gravidez continuar normalmente. 


Lidar com o medo de engravidar


Ter medo ou receio de uma nova gestação é completamente natural, mas não há qualquer indicação de que esse é um evento que se repetirá em outra gravidez. Muitas mulheres que passaram por uma gravidez anembrionária não apresentam qualquer problema com a segunda gravidez. Pelo menos não ocorre qualquer associação entre uma gravidez e outra. A gestação anembrionária é uma fatalidade mas dificilmente irá se repetir. Mas, se isso acontecer mais duas vezes, é recomendado que haja uma investigação do cariótipo - conjunto de cromossomos - do casal. Em caso de gravidez o melhor é aguardar um pouco mais antes de realizar o primeiro ultrassom, já que com 5 ou 6 semanas o exame pode trazer mais dúvida que tranquilidade. Até a próxima!

Leia também:

Fator Rh e Gravidez





Nenhum comentário:

Postar um comentário