segunda-feira, 31 de julho de 2017

Ovulação Dupla ou Múltipla


Mensalmente, quando não há nenhuma alteração hormonal, os ovários são estimulados pelos hormônios responsáveis por coordenar cada ação no aparelho reprodutor durante o período menstrual. Uma dessas tarefas é a produção de folículos ovarianos que irão crescer sob a forma de um óvulo que será liberado quando maduro. A liberação do óvulo é chamada de ovulação. 

Cada mês um dos dois ovários libera um óvulo maduro e geralmente dois ovários dividem esta tarefa entre si, ou seja, hora isso ocorre no ovário direito, hora no ovário esquerdo. No entanto, pode acontecer de um ovário liberar mais de um óvulo de uma vez, ou ainda menos comum, quando não há indução da ovulação, os dois ovários produzirem e liberarem simultaneamente óvulos maduros. Esse fenômeno pode ser chamado de Ovulação Dupla ou Múltipla.

Como os ovários funcionam?


As mulheres têm dois ovários; eles estão localizados na pélvis, ao lado do útero. Suas principais funções são liberar os óvulos e produzir hormônios.

Por ocasião do nascimento os ovários contêm milhares de óvulos, cada um deles rodeado por células que evoluem para formar uma pequena vesícula cheia de líquido (folículo). Todos os meses, nas mulheres com ciclos regulares e que estão ovulando normalmente, um desses folículos aumenta até cerca de 20 mm de diâmetro, e então libera um óvulo (ovulação), o qual passa para dentro das trompas de Falópio. Aí ocorre a fertilização, antes do óvulo fertilizado (embrião) continuar até o útero para se implantar no seu revestimento (endométrio) e desenvolver a gravidez. Se nenhum óvulo for fertilizado, o endométrio será eliminado como sangue menstrual 14 dias depois da ovulação.


O ovário também produz muitos hormônios, sendo mais importantes o estrogênio e a progesterona. Os estrogênios promovem o desenvolvimento do endométrio e o o crescimento dos folículos e o desenvolvimento do endométrio, enquanto que a progesterona, que é liberada depois da ovulação, é importante na preparação do endométrio para a gravidez.

O que é ovulação dupla ou múltipla?


O folículo é como a casa do óvulo. Do início da menstruação até a ovulação, esse folículo vai crescendo. Durante o ciclo, cerca de 3 folículos são formados e um deles irá se desenvolver mais que os outros. O folículo que se desenvolve mais é chamado de folículo dominante. Ele é candidato ideal para a liberação do óvulo. 


No caso da ovulação múltipla, dois ou mais folículos se desenvolvem, tornando-se dominantes. Isso pode ocorrer no mesmo ovário ou nos dois ovários simultaneamente. É através da ovulação múltipla que ocorre a gravidez de gêmeos bivitelinos (não idênticos). 



Embora ainda mais raro, mas possível, é a liberação de dois óvulos em datas diferentes. Nesta situação, caso haja fecundação e fixação do dois zigotos no útero, os gêmeos terão idade gestacional distintas. Entenda melhor como se pode engravidar grávida!

Caso a mulher libere mais de um óvulo em um ciclo e tiver mais de um parceiro neste período, então há chances dos bebês gêmeos terem pais diferentes. Até a próxima!

Leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário