segunda-feira, 15 de maio de 2017

Descobrir o sexo do bebê - Método Ramzi



Depois de anunciar a gravidez, a pergunta que os pais mais escutam é se é menino ou menina. Felizmente, hoje em dia, há muitas formas de confirmar o sexo do bebê logo nos primeiros meses de gestação. No mercado há kits em que usa-se a urina (a partir 10 semanas de gestação), como nos testes de gravidez, para saber o sexo ou pode-se optar por fazer o exame de Sexagem Fetal (a partir de 8 semanas de gestação), neste caso, a percentagem de acerto é mais de 99,9% dos casos. 


Recentemente ganhou destaque o método que utiliza a ultrassom para determinar o sexo do bebê, é o Método Ramzi. A vantagem desse método é que pode-se saber o sexo do bebê a partir da 6ª semana gestacional.


O que é Método Ramzi?


Um estudo feito pelo médico canadense Saad Ramzi Ismail (publicado em 2007) analisou 5.376 gestações ao longo de um período de dez anos. Através desse estudo, identificou-se que os embriões de meninos, em 97,2% dos casos, tendem a ficar do lado direito do útero e os de meninas tendem a se localizar à esquerda, o que aconteceu em 97,5% dos casos estudados. Em uma pequena percentagem de casos, o saco gestacional foi localizado no centro. O médico supõe que isso se deve à polaridade dos óvulos (todos os seres vivos possuem uma carga elétrica e, ao que parece, ela é diferente de um sexo para outro).

O Método Ramzi é confiável?


Mesmo não sendo 100% comprovado, o percentual de 97% de acerto é muito bom para já ir preparando o enxoval. Contudo, algumas coisas devem ser consideradas. É importante observar o lado em que o saco gestacional está localizado. O tipo de ultrassom e a colocação do aparelho pode alterar a imagem e acabar confundindo o resultado. Então o melhor é perguntar para médico durante o exame em qual lado está. Observe as imagens abaixo e veja que há alterações na imagem quanto ao lado esquerdo e direito por causa do aparelho de ultrassom.


(Esquerdo= Menina | Direito = Menino).


Imagem espelhada inverteu os lados esquerdo e direito
Imagem espelhada inverteu os lados direito e esquerdo


Placenta a direita indicando menino

Placenta a esquerda indicando menina


Localizando a placenta


Normalmente, é preciso perguntar ao profissional que realiza o ultrassom em qual lado está posicionada placenta. É muito difícil alguém que não tenha conhecimento técnico localizar o saco gestacional.

Mas, se você descobriu o Método Ramzi somente depois de passar pelo exame, pode tentar identificar buscando a área mais clara ou brilhante do ultrassom. Geralmente, ela faz um formato de U ou C em volta do saco gestacional.




Lembre-se que o ultrassom pode estar espelhado e dar errado. Para evitar isso, é importante identificar corretamente se o ultrassom está realmente mostrando o lado certo.

Caso queira conhecer com mais detalhes sobre o método Ramzi, neste link pode ler (em inglês) o artigo a respeito. E então? Quem já usou o método e deu certo? Deixe seu comentário a respeito.

Até a próxima!


Leia também:






5 comentários:

  1. Estou gravida de 6 meses... E comentei com pessoas próximas, que meus filhos homens ficam do lado direito, enquanto que a menina ficou do lado esquerdo. Não olhei o usg mas comigo deu certinho

    ResponderExcluir
  2. EU posso te mandar a minha ultrason estou tao anciosa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia na minha ultrasom está corpo luteo ovario esquerdo da pra saber qual vai ser o sexo do bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A localização do corpo lúteo apenas indica que vc ovulou por este ovário e não implica no sexo do bebê.

      Excluir