sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ovários Policísticos e Multifoliculares: Entenda a diferença.


Ovários com cistos, ovários policísticos, ovários micropolicísticos, síndrome dos ovários policístico (SOP), síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP), ovários multifoliculares... Com frequência esses termos são usados e muitas pessoas não conseguem entender o que cada expressão significa, se são as mesmas coisas ou se são coisas diferentes. Muitas mulheres que tiveram cistos nos ovários podem acreditar que tem a síndrome dos ovários policísticos (SOP), embora isso nem sempre seja correto.  Vamos tentar esclarecer esses termos e diferenciá-los. 

O que é cisto?


O cisto é uma espécie de bolsa de tecido, que pode ser cheia de ar, líquido, pus ou outro fluido. Tem um crescimento lento e normalmente não apresenta sintomas. 

Os cistos ovarianos são bolsas cheias de líquidos que se formam sobre ou dentro do ovário. Existem vários tipos de cistos conheça quais são aqui


Cistos nos ovários X ovários policísticos



A primeira grande confusão é acreditar que quem tem cistos nos ovários tem a síndrome dos ovários policísticos. A diferença entre cisto no ovário e ovário policístico está no tamanho e no número de cistos. Na verdade, na síndrome existem de 10 a 20 pequenos cistos com meio centímetro de diâmetro, os cistos de ovário são únicos e bem maiores, medindo de 3 a 10 cm. Essa é a grande diferença. Mesmo que uma pessoa um dia apresente o ovário policístico não significa que esta tenha a síndrome. Para que haja um diagnóstico da síndrome, sintomas como menstruação irregularobesidade, resistência à insulinaacne entre outros devem ser averiguados. Saiba mais sobre a síndrome dos ovários policísticos aqui!

SOP X SOMP


Síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou Síndrome dos ovários micropolicísticos (SOMP) são na verdade duas nomenclaturas para a mesma patologia. Ou seja, alguns profissionais podem descrever o problema como SOP e outros vão preferir utilizar o termo SOMP. Em ambos os casos referem-se aos múltiplos cistos pequenos (daí o termo micro!) causados pela síndrome. 


Ovários policísticos X Ovários multifoliculares



Dentro dos ovários existem vários folículos, que se desenvolvem, dando origem aos óvulos. Em condições normais, a mulher ovula quando um folículo cresce dentro do ovário e libera um óvulo maduro. 

No ovário multifolicular há mais folículos se formando, contudo isso não afeta o tamanho do ovário. Os folículos não se desenvolvem e permanecem nos ovários, isto ocorre por um desajuste hormonal. Os folículos se encontram em menor número e espalhados de forma mais organizada, e os distúrbios hormonais são menos significativos em relação aos ovários policísticos.


A SOP impede que os folículos cresçam. Eles vão se acumulando no ovário e formam múltiplos cistos pequenos e benignos (folículos não rotos), mas que ficam liberando estrogênio. Esses folículos não desenvolvidos ficam espalhados de forma irregular e na maioria dos casos (embora não seja uma regra), as taxas hormonais são alteradas. Conheça mais sobre os Cistos Foliculares.

Como vimos os termos às vezes podem confundir e é importante saber o que cada um significa. Em resumo, as diferenças são:

Ovários com cistos - são os que apresentam 1 ou 2 cistos nos ovários com tamanho um pouco maior.

Ovários policísticos - são vários microcistos que não se desenvolvem e ficam durante um tempo nos ovários. Ter microcistos nos ovários não significa que a mulher tenha a SOP.

Síndrome dos ovários policísticos ou micropolicísticos - um dos sintomas da síndrome é a presença de microcistos nos ovários. Contudo, para que seja considerado como síndrome, outros sintomas precisam se constatados. É possível ter SOP sem que os ovários se apresentem com micropolicísticos.

Ovários multifoliculares - presença de múltiplos folículos do que normalmente mas com tamanho do ovário normal. 


Lembre-se que independente do tipo de cisto ou microcisto, se o desejo é engravidar, quanto antes buscar um tratamento melhor! Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário