sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Bebê no 2º mês


Passado o medo inicial da chegada do bebê, a família já encontrou seu ritmo. Mamães e papais conseguem entender a linguagem do bebê e a vida, embora agitada, segue com mais confiança nas atividades diárias. Vamos conhecer um pouco de como se dá o desenvolvimento do bebê nessa fase. 


O sono do bebê



Com o passar do tempo as horas de sono vão encontrando seu ritmo. Em média nessa fase, o sono diário é de cerca de 14 a 17 horas. O bebê de 2 meses já consegue dormir por períodos mais longos à noite. 

A maioria dos bebês ainda requer uma ou mais mamadas durante a noite. Mas a boa notícia é que ele já deve estar dormindo por períodos maiores, assim como ficando acordado por mais tempo. 

Grande parte dos bebês de 2 meses dorme em ciclos de duas a quatro horas e permanece acordada por até dez. 


A mobilidade do bebê



A mobilidade do bebê vai aumentando lentamente à medida que as semanas passam. Aos 2 meses ele já experimenta abrir e fechar os dedos e tenta tocar com as mãos os objetos suspensos no berço. Seus movimentos parecem mais controlados. Percebe-se que o uso descoordenado de braços e pernas dos dias de recém-nascido deu lugar a movimentos mais serenos e arredondados. Essa aptidão vai se aprimorando até que consiga segurar o que quiser.


As competências motoras nessa fase são:

  • Gira a cabeça a 90 graus.
  • Reage ao som e à voz dos pais e gira a cabeça em direção do som.
  • É capaz de agarrar o dedo do adulto.
  • Quando colocado sobre a barriga, tenta levantar o queixo.
  • Agarra objetos que lhe são colocados na mão.


O sorriso intencional



Logo ao nascer o sorriso do bebê é um ato de reflexo, ocorrendo aleatoriamente. Aos 2 meses o bebê está na fase do sorriso real. É o momento em que os pais podem perceber que o sorriso vem de estímulos como ouvir a voz da mamãe ou do papai. Mesmo em dias difíceis, tudo será recompensado com lindos sorrisos sem dentes. 


As interações sociais



O bebê nessa fase pode sorrir e emitir sons para as pessoas quando falam com ele, mostrar sua alegria ao balançar pernas e braços. As interações podem se seguir de uma longa "conversa" que mesmo sem um tradutor, é recheada de muito amor e carinho. Ele também passa a aprender que um evento segue outro, vira-se em direção a um som, mas só conseguirá localizar sons que estiverem na frente dele. O bebê fixa e segue a vista na horizontal ou no rosto da mãe (esta é a primeira reação social) e pode começar a descobrir como fazer as coisas acontecerem.


Peso do bebê com 2 meses


Esta tabela indica o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente, podendo o bebê ter mais ou menos peso:



Em média, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantém um padrão de aumento de peso de 750 g por mês. Porém pode acontecer o peso estar bem acima dos valores aqui indicados, e nesse caso é possível que o bebê esteja com excesso de peso, sendo recomendado consultar o pediatra.


Brincadeiras aos 2 meses de idade


Nessa fase é importante haver muito estímulo nas interações com a criança. Além de aumentar o vínculo ela ajudam no desenvolvimento dele:

  • Pendurar objetos, figuras coloridas, móbiles no berço ou no local onde ele fique durante o dia, para que o bebê possa acompanhar seus movimentos.
  • Tornar o quarto do bebê claro, com gravuras coloridas e espelhos.
  • Olhar diretamente em seus olhos, a 30 cm da sua face, sorrir, fazer caretas ou imitar a sua expressão facial.
  • Cantar alegrar ou entreter o bebê.
  • Falar bastante e repetir os sons que ele faça.
  • Deitar o bebê de costas, cruzar seus braços sobre o peito e depois esticá-los para fora, para cima e para baixo.
  • Massagear a pele do bebê após o banho com uma música relaxante.
  • Agitar um chocalho próximo ao bebê, aguardar seu olhar e agradecer com um tom de voz suave e agudo.
  • Realizar passeios diários, de preferência logo pela manhã, por volta das 8h, ou no final da tarde, a partir das 17h. 


Como deve ser a alimentação?


Até os 6 meses de idade, o bebê deve, preferencialmente, se alimentar apenas de leite materno. (Entenda a importância do leite materno aqui!) Caso a mãe tenha dificuldade para amamentar, é recomendado que suplemente a alimentação com leite em pó próprio para a idade, de acordo com as indicações dadas pelo pediatra.

Bebês que tomam mamadeira tem mais chances de ter cólicas. Aqui você encontra dicas para aliviar as cólicas do bebês


Desenvolvimento do recém-nascido


Caso o bebê seja prematuro, provavelmente ele levará um pouco mais de tempo para fazer as mesmas coisas que os bebês que nasceram na data prevista. Por esse motivo, os pediatras costumam dar aos prematuros duas idades: a cronológica (guiada pelo aniversário) e a corrigida (calculada como se ele tivesse nascido no dia em que a gestação completaria 40 semanas).

Você deve comparar seu bebê com a idade corrigida, e não com a cronológica. E não se preocupe, a maioria dos médicos avalia o desenvolvimento do prematuro contando a partir da data que era prevista para o nascimento, e acompanha todo seu progresso levando isso em conta. 


Como saber se o desenvolvimento do bebê é normal?


É importante lembrar que cada criança se desenvolve no seu próprio tempo e conquista vitórias em épocas diferentes. Os pontos mencionados aqui no post são apenas direcionamentos aproximados. Se você tem alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu filho, consulte um médico. Até a próxima!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário