sexta-feira, 24 de março de 2017

Tampão Mucoso


Logo nas primeiras semanas de gravidez o corpo trabalha para proteger o bebê. Assim, é criado um monte de estruturas que irão ajudar no desenvolvimento da gestação e do bebê. O útero é um lugar que deve ser muito bem protegido e para isso o corpo cria uma substância que sela o útero. O tampão mucoso tem como finalidade impedir que bactérias atinjam o útero e o bebê em desenvolvimento. Conheça mais a respeito do Tampão Mucoso.

O que é o Tampão Mucoso?



Também chamado de "Rolha de Schröder", o tampão mucoso se forma a partir da secreções das glândulas cervicais do útero, que, por ação da progesterona, tornam-se mais espessas durante a gestação. Este tampão tem a função de isolar e proteger o feto em seu ambiente intra uterino do ambiente externo. 

Qual o aspecto do tampão mucoso?



O aspecto do tampão mucoso é bem variável. É como um corrimento mais grosso, um catarro, mas pode ser em pouca ou em muita quantidade, é opaco esbranquiçado, e até mesmo com coloração rosa, marrom ou vermelha, com sangue ou sem sangue. Também pode sair tudo de uma vez ou ficar saindo por alguns dias. O sangue no tampão pode ocorrer devido ao sangramento de pequenos vasos sanguíneos, algo que se deve às alterações no útero. 

É importante reconhecer as características do tampão mucoso, pois caso haja sangramento, mas não com aparência de corrimento/catarro, a gestante deve ser examinada, pois o descolamento prematuro da placenta causa sangramento e é motivo de uma cirurgia cesariana de emergência.

Quando o tampão mucoso deve sair?


A saída do mucoso varia de gestante para gestante. Normalmente o tampão é liberado até 2 semanas antes do nascimento do bebê. Existem mulheres que pularão esta etapa, outras que sairá apenas pequenos pedacinhos da mucosa, e outras que sairão grandes pedaços do tampão.

Como notar a saída do tampão mucoso?


O tampão mucoso pode sair quando se limpa depois de ir ao banheiro, sair na calcinha ou no protetor diário, ou mesmo pode acontecer da gestante nem perceber a saída do tampão.

O que fazer ao notar a saída do tampão mucoso?


O momento em que o Tampão mucoso sai ainda não é a hora da aflição. Este sinal representa que está quase na hora, mamãe! É importante manter a calma pois a saída não indica necessariamente que o trabalho de parto irá começar. A gestante deverá ficar atenta a outros sinais de trabalho de parto como contrações ou o rompimento da bolsa. (Conheça mais sobre o trabalho de parto.)

Qualquer dúvida em relação a saída do tampão deve ser tirada junto ao médico. Lembre-se que no final da gestação é preciso estar atenta a tudo que acontece com o seu corpo, pois a qualquer momento o seu bebê pode chegar. Não custa nada a mãe checar na maternidade caso em caso de haver sangramento sem as características do tampão mucoso. Até a próxima!

Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário