terça-feira, 24 de novembro de 2015

A vida no ciclo... no ciclo um sonho



Para quem começa a sonhar com um bebê, o ciclo é personagem principal das conversas e pesquisas na internet. Na teoria é tudo muito simples mas na prática há um monte de dúvidas que insistem em nos atormentar. Para que não sejamos devoradas, ainda mais, pela ansiedade devemos conhecer todo o processo desde o início. O começo é um pouco mais complicado mas depois a gente pega o jeito da coisa toda.

Algumas mulheres tem um ciclo curto, de até 21 dias e outras um ciclo longo de até 35 dias. Ciclos com intervalos mais curtos ou mais longos que estes pode indicar problemas de saúde como o ovário policístico. No início da adolescência, como o sistema reprodutor ainda está amadurecendo, de forma que o ciclo pode chegar até 45 dias. Já na menopausa, a mulher começa a alongar seu ciclo, podendo se tornar irregular pela falência dos ovários.

Normalmente a mulher tem um ciclo de 28 dias, contados a partir do primeiro dia da menstruação. Eu conto o primeiro dia já com aquela borrinha de café ou o primeiro sinal da monstra. Algumas mulheres preferem contar o primeiro dia apenas quando há sangue vermelho vivo. Eu conto o ciclo em "ddc" ou dia do ciclo. Vejamos cada fase do ciclo:

Fase Folicular:


A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação ou 1º ddc. No início desta fase, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos e o útero está menstruando, apresentando uma parede (endométrio) bem fina. O ovário nesta fase está em repouso.

Neste momento, a glândula pituitária (hipófise), que se localiza no sistema nervoso central, começa a aumentar a produção de um hormônio chamado hormônio folículo estimulante (FSH), que como o próprio nome diz, estimula os folículos do ovário.



p_727
Hipófise - Responsável pela produção de FSH


Diferente do que ocorre com nossos esposos, namorados, namoridos e afins, que produzem espermatozoides durante toda a vida, nossos estimados óvulos vieram com quantidade determinada de fábrica. Mais um motivo para não perder tempo na produção do baby né? Mas não precisa arrancar os cabelos pensando no fim de estoque pois são cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, na forma imatura, dentro dos folículos ovarianos. Ufa! Ainda bem né!?

Mas não adianta ter um belo estoque de óvulos (ainda como folículo) se o corpo não os fizessem crescerem lindos e maravilhosos para poder receber a visita dos peixinhos do futuro papai. Dai que o nosso querido hormônio amigo FSH, obedecendo os sábios comandos da hipófise, joga todo seu charme e simpatia para nosso folículo, fazendo o mesmo crescer como um pavão se estufando para mostrar sua beleza. Em torno de 7 dias após o início do ciclo o óvulo já estará medindo em média 9 a 10 mm.

Estes folículos, agora, começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, se desenvolvendo mais rápido que os outros, que na verdade, param de crescer e começam a involuir. O folículo dominante cresce cerca de 2 milímetros por dia até o tamanho final de 20 a 26 mm, quando completa seu desenvolvimento. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.

ovulo-g
Liberação do óvulo na ovulação (lindo né?)

O estrogênio produzido e liberado pelos folículos também é responsável pelo crescimento do endométrio (camada que reveste o útero) preparando uma camada grossa o suficiente para que nosso embrião possa se ninhar, a conhecida nidação (veja nesse outro post).

Período Fértil ou DDN (dias de namoros)


O período fértil é o período que há maior chance de engravidar. E como pré-mãe considero esses os dias de intensivão com o maridão rsrs. Para facilitar vou chamá-los de DDNs. Claro que todo dia pode ser DDN mas para quem deseja conceber seu rebento necessita fazer um intervalo entre uma relação e outra.

Após a sua liberação, óvulo só fica viável por cerca de 12-24 horas. Isso significa que a fecundação é mais provável quando já há espermatozoides presentes antes da ovulação. Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sêmen masculino, os espermatozoides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias. Portanto, o período fértil vai do 5º dia antes da ovulação até um dia após a mesma.

Homens com sêmen de pior qualidade podem ter espermatozoides que sobrevivam menos tempo, reduzindo assim, o período da janela fértil. Para saber como andam os peixinhos do amado melhor é fazê-lo ir a um urologista e fazer exames como espermograma.

O período de maior chance de fecundação ocorre quando namoramos 1 ou 2 dias antes da ovulação.

Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Uma dica é ter relações sexuais 3 vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação.

CalendarioFertilidad
Ciclo Menstrual


Fase Folicular:


Um dia antes da ovulação eis que temos um pico de estrogênio. Esse banho de estrogênio serve para avisar a nossa amiga hipófise que é hora de liberar outro hormônio, o hormônio luteinizante (LH). Estamos agora exatamente no meio do ciclo, 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias.
Ciclo ovulatório - Variação dos hormônios
Ciclo ovulatório – Variação dos hormônios

Graças a grande produção de estrogênio e surgimento do LH, que a mulher começa a produzir um muco viscoso, chamado de muco fértil, que favorece a mobilidade dos peixinhos. Nesse período é normal nos animarmos para um namoro básico com o maridão.

A liberação do LH completa o processo de maturação do folículo dominante, e aproximadamente 36 horas após a sua liberação, ocorre o rompimento do folículo e a liberação do óvulo, ou seja, a mulher ovula. O muco que a princípio era viscoso passa a ter aspecto de clara de ovo.

Algumas mulheres apresentam dor no momento da ovulação pela irritação do peritônio após o rompimento do folículo ovariano. Esta dor se localiza na parte inferior do abdômen, no lado do ovário que ovulou. Esta dor pode durar algumas horas e costuma ser cíclica, ocorrendo praticamente todo mês. Esta síndrome recebe o nome de mittelschmerz, que significa dor do meio (do ciclo), em alemão. (Saiba mais sobre a Ovulação Dolorosa)

Logo após o pico de LH que induz a ovulação, a temperatura corporal da mulheres se eleva discretamente, cerca de 0,5ºC, permanecendo assim por mais 10 dias.

A medição da temperatura é um método bom para saber retrospectivamente se a mulher ovulou recentemente, mas essa subida costuma ocorrer tardiamente em relação a ovulação, não servindo para indicar o momento certo da relação sexual.

Corpo lúteo


Logo antes da ovulação, as células ao redor do folículo ovariano, sob influência do LH, começam a formar o corpo lúteo, estrutura responsável pela produção de estrogênio e, principalmente, progesterona. Quando a mulher ovula, o óvulo é liberado em direção às trompas, permanecendo apenas o corpo lúteo no ovário.

Durante toda a parte final do fase lútea, o corpo lúteo permanece produzindo a progesterona, que age inibindo a secreção de LH pela hipófise. No útero, a progesterona age interrompendo a proliferação do endométrio. Na verdade, a progesterona organiza as camadas da mucosa tornando-a mais homogênea, deixando-a rica em fluídos e nutrientes para o potencial feto. Quando se faz um ultrassom do útero na fase proliferativa do ciclo, é possível detectar 3 camadas distintas de endométrio. Quando o mesmo exame é feito na fase lútea, não há mais essa distinção e o endométrio encontra-se todo uniforme, pronto para receber o óvulo fecundado. (Aplausos)

Como a progesterona inibe o LH, se o óvulo não for fecundado, a queda do LH faz com que o corpo lúteo começa a involuir, o que por sua vez provoca a queda na produção de progesterona e estrogênio pelo mesmo. Sem esses hormônios a grossa parede do endométrio não mais se sustenta, seu suprimento de sangue é cortado, e ela acaba por desabar, caracterizando a menstruação e reiniciando o ciclo na fase folicular.

A ovulação ocorre 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação. Portanto, se você menstruou, conte 14 dias para trás e saberá quando ovulou.

Se o óvulo for fecundado, o embrião começa a produzir um hormônio chamado gonadotropina coriônica, responsável por manter o corpo lúteo e a produção de progesterona ativos. Hora de esperar uma boa quantidade de HCG  no sangue e na urina para então pegar o tão sonhado positivo.

Esse é o carnaval todo que ocorre com nós mulheres todo mês. Esses altos e baixos de hormônios que nos deixam assim tão sensível e instáveis rsrs. Basta que a gente anote cada etapa e como nos sentimos a cada dia para nos conhecermos melhor e então poder até prever em que dia do ciclo estamos. Espero que tenham gostado... Até a próxima.

Leia também:

Ciclo Menstrual Curto



Nenhum comentário:

Postar um comentário