sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ácido Fólico e sua importância antes e durante a gravidez


Todas as tentantes (ou quase todas) sabemos da importância da alimentação e de seus cuidados na gravidez. O que poucas sabem é que alguns desses cuidados devem ser iniciados antes da chegada do positivo. A suplementação de Ácido Fólico é uma delas. Algumas pré-mães ficam preocupadas se podem fazer uso do ácido fólico ou se o mesmo irá ajudar a engravidar ou ainda se ele engorda. Essas e outras questões serão respondidas nesse post.

O que é Ácido Fólico?


O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, também chamada de B9, é a forma mais eficiente de prevenir a má formação no tubo neural do feto. O tubo neural é a estrutura embrionária que dá origem ao sistema nervoso central do bebê. Durante as primeiras 4 ou 5 semanas de gestação que o sistema nervoso primitivo do feto se desenvolve, com a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê. Após esse período, o tubo neural se fecha na presença do ácido fólico, é daí que vem sua importância já nos meses anteriores a concepção. 

Existe contra-indicação no consumo?


Lembre-se que consumimos ácido fólico diariamente na nossa alimentação. Contudo, a suplementação de Ácido Fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12. É preciso lembrar sempre do potencial de tratar erroneamente um paciente que tenha deficiência de vitamina B12 com o ácido fólico. O folato não impede nem elimina os defeitos neurológicos da deficiência de vitamina B12, que podem progredir e se tornar irreversíveis.

Um estudo realizado em 2013 por pesquisadores brasileiros do Centro de câncer AC Camargo, em São Paulo (Brasil), diz que o consumo de ácido fólico pode ajudar a prevenir o câncer colorretal, mas se esta vitamina é ingerida em EXCESSO, especialmente sob a forma de suplemento alimentar, o ácido fólico pode promover o câncer colorretal. É aconselhável procurar um médico ou um nutricionista para saber a dose recomendada de ácido fólico de acordo com as necessidades do seu organismo. O uso de ácido fólico durante a gravidez é prescrito e aconselhado por todos os médicos.

O que a falta de ácido fólico causa?


A simples ingestão do ácido fólico serve para prevenir a anencefalia (ausência parcial do encéfalo e da calota craniana e/ou de estruturas como as meninges). Outro problema que pode ser evitado é a espinha bífida (doença em que o canal espinhal não é fechado), que pode provocar paralisia de membros inferiores, incontinência urinária e intestinal e até diferentes graus de retardo mental e dificuldades de aprendizagem escolar. 

O suplemento ajuda também na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA do bebê, além de diminuir o risco de pré eclampsia (cerca de 70%) durante a gestação.



Onde encontrar e como tomar?


O suplemento pode ser encontrado facilmente em farmácias e também é distribuído gratuitamente nos postos de saúde. A indicação é que seja ingerido 1 comprimido (4 ou 5mg) de 2 a 3 meses antes de engravidar até o 3º mês de gestação ou de acordo com a indicação do obstetra. 

O ácido fólico pode ser tomado diariamente em forma de comprimidos, mas também através da ingestão de alimentos ricos em B9.

Alimentos ricos em ácido fólico



Vegetais escurosRicos em fibras, os vegetais escuros possuem também alimentos ricos em ácido fólico. É importante incluir na alimentação vegetais como espinafre, couve, brócolis, nabo e alface.

Aspargos - O aspargo é talvez um dos alimentos mais ricos em nutrientes dentre todos os alimentos do reino vegetal. Consumir apenas uma xícara de aspargos cozidos pode fornecer 262 mcg de ácido fólico, que corresponde por aproximadamente 65% de suas necessidades diárias.

Frutas cítricas - Muitas frutas contêm ácido fólico, mas frutas cítricas tem teor ainda mais alto. As laranjas são uma fonte especialmente ricas em ácido fólico. Uma laranja detém cerca de 50 mcg de ácido fólico e um grande copo de suco pode conter ainda mais. Outras frutas ricas em folato incluem mamão, uva, banana, melão e morangos.

Feijões, lentilhas, ervilhas e grão de bico - Sabe-se que uma tigela pequena de qualquer tipo de grãos pode fornecer a maioria de suas quantidades diárias recomendadas de ácido fólico. Os grãos podem ser consumidos em sopas, cozidos e misturados em saladas ou como acompanhamentos.

Abacate - Além de ser um dos melhores alimentos ricos em ácido fólico, é também uma excelente fonte de ácidos graxos, vitamina K e fibras alimentares. Pode ser consumido com leite em alguma vitamina, em forma de guacamole e colocado em sanduíches e saladas, bem como utilizado em sobremesas.

Quiabo - O quiabo também se destaca como uma grande fonte de vitamina. Apenas uma xícara de quiabo cozido pode fornecer cerca de 37 mcg de ácido fólico.

Couve de Bruxelas - Além de uma boa fonte de ácido fólico (cerca de 25% da dose diária recomendada), a hortaliça é rica em vitamina C, vitamina K, vitamina A, manganês e potássio.

Sementes e Nozes - Pode ser de abóbora, gergelim, girassol ou sementes de linhaça, consumir sementes cruas, germinadas ou salpicadas sobre uma salada irá adicionar uma porção saudável de ácido fólico à sua dieta alimentar. As nozes também são muito ricas em ácido fólico, bem como as amêndoas.

Abóbora - A abóbora contém 57 mcg de ácido fólico (14% do valor diário recomendado) em uma xícara, já a abobrinha contém 36 mcg de ácido fólico (9% do valor diário recomendado) em uma xícara. 

Cenoura - Muito popular nos lares brasileiros, as cenouras são vegetais facilmente encontrados nas feiras livres e supermercados. Apenas uma xícara de cenouras cruas fornece quase 5% de suas necessidades diárias recomendadas de ácido fólico.

Aipo - Conhecido por auxiliar na eliminação de pedras nos rins, pode ser uma boa fonte de ácido fólico. Apenas uma xícara de aipo cru fornece cerca de 34 mcg, sendo responsável por 8% das suas necessidades diárias da vitamina.

Milho - Uma xícara de milho cozido possui cerca de 76 mcg da substância, respondendo por quase 20% de suas necessidades diárias. Evite as versões enlatadas e opte pelos frescos e orgânicos, prefira o consumo do milho cozido do que a pipoca que pode vir acompanhada de muito óleo, sal ou manteiga, sendo um inimigo para a saúde.

Beterraba - Uma xícara de beterraba cozida irá fornecer cerca de 136 mcg de ácido fólico, sendo responsável por 34% de suas necessidades diárias, além de ser fonte de antioxidantes e também ajudam no processo de desintoxicação, tornando-os um dos melhores purificantes naturais do fígado do mundo. 

Couve-flor - É considerado como um dos melhores alimentos com vitamina C, mas também é uma grande fonte de ácido fólico. Ingerir apenas uma xícara de couve-flor pode fornecer ao seu corpo cerca de 55 mcg de ácido fólico, sendo responsável por 14% de seu valor diário recomendado.


Tabela com algumas fontes de ácido fólico e seus valores


Desde 2002, as farinhas de trigo e de milho também são obrigatoriamente fortificadas com ácido fólico por determinação da  Anvisa. Mas a quantidade de vitamina fornecida por essas fontes é insuficiente e, para complicar, o processo de cozimento dos alimentos ainda diminui o teor da vitamina. De forma que além do consumo de alimentos a suplementação com comprimidos é de grande importância para a futura mamãe e principalmente para o bebê. Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário