sexta-feira, 25 de março de 2016

Gravidez e Toxoplasmose - Seu gatinho pode ficar com você?



Quanto uma mulher sonha muito com a gravidez e passa ao status de gestante, ela deseja que bebê se desenvolva de forma saudável. Nesse momento, os animais de estimação costumam ser um ponto delicado a se tratar, principalmente com relação a ter gatos em casa e por causa da desinformação que é encontrada por ai, seja por falta de conhecimento ou pela propagação de ideias antigas com inexatidão científica, ou seja, aquilo de dizer que sempre ouviu dos avós ou dos parentes e amigos mais velhos. Hoje o assunto é se a presença do seu bichinho prejudica ou não sua gravidez ou seu bebê.

De onde vem o mito?


Muitas pessoas acham que  grávidas não podem ter contato com gatos que assim correm risco de toxoplasmose. Isso se deve ao fato do gato ser o único animal que pode eliminar a toxoplasmose através das fezes. Contudo, para isso ocorrer ele deve ser contaminado pela doença, ou seja, o gatinho não é um transmissor de toxoplasmose 24h por dia!


E o que é toxoplasmose?


A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que costuma passar despercebida em pessoas sadias, mas é grave em pacientes imunossuprimidos (com a imunidade baixa e assim está mais suscetível à infecções) e nas grávidas. 



A toxoplasmose tem como hospedeiro definitivo os felinos (o nosso gato doméstico e outros felídeos silvestres) e por hospedeiros intermediários qualquer outro animal homeotérmico (aqueles que são capazes de regular sua temperatura independentemente da temperatura ambiental), inclusive o gato. Isso quer dizer que o gato é a única espécie capaz de se contaminar com o protozoário pela boca e permitir sua reprodução no seu intestino e eliminá-lo nas fezes. Nos outros animais, inclusive em nós, seres humanos e nos gatos numa infecção posterior à primeira, quando o protozoário é ingerido, ele passa pelo intestino e através da nossa corrente sanguínea, faz cistos em outros pontos do organismo, principalmente nos músculos, nos olhos e no cérebro. Podendo ou não, dependendo da sua localização, causar sintomas.

Como é o contágio?


Para que haja o contágio pelo toxoplasma, você precisa comer a forma infectante, que nada mais são que os ovinhos germinados presentes nas fezes do gato contaminado. Ou seja, você precisa que as fezes do gato tenham contato com sua boca. E tem mais, as fezes do gato infectado precisam ter contato com sua boca depois de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa! E isso só ocorre na primeira vez que o gato teve contato com o protozoário, transmitindo-a na fase aguda da doença por cerca de 15 dias, já que na próxima vez em que ele ingerir o cisto vai possui defesa imunológica (anticorpos) contra o Toxoplasma e não vai permitir sua multiplicação no intestino. Ou seja, não fique tentada a comer nada da caixa de areia do seu gatinho e nem leve as mãos a boca durante a limpeza da mesma! (rs)

Uma possível via de contaminação é o próprio pelo do gato, já que o gato tem o hábito de ser lamber, pode eventualmente lamber a região ao redor do seu ânus e espalhar o cisto pelo seu próprio pelo. Ao acariciarmos o gato nessa condição específica, podemos adquirir o protozoário caso venhamos a levar a mão à boca em seguida. De forma que basta o cuidado de não ficar lambendo seu gato ou lavar as mãos após brincar com ele! O mesmo risco ocorre quando os gatos deitam em nossas camas, podendo encostar a região do ânus nos lençóis, mas basta evitar lamber os lençóis que o risco é quase nulo! Nada que uma boa higiene não resolva!
Lembre-se que apesar do gato ser o único transmissor via fezes, isso ocorrerá em 1% dos casos. Nenhum outro animal é capaz de transmitir o cisto nas fezes, portanto, os cães não se envolvem nesse processo. Apenas as pessoas que consumam carne de cachorro crua ou mal passada é que correm esse risco. E como o hábito de comer carne canina é um hábito chinês, nós brasileiros não corremos esse risco. O mesmo serve para os pombos. Eles são capazes de transmitir outras doenças importantes, mas a toxoplasmose não.

A maior via de contaminação da toxoplasmose humana é mesmo o consumo de carne crua e mal passada (bovina, suína, de frango) e hortaliças e verduras mal lavadas e higienizadas, ou ainda, em caso de ingestão de água contaminada.

Quais os riscos para a gravidinha?


Se essa doença ocorre durante a gestação, podem ocorrer sérias lesões neurológicas no bebê e ainda levar ao aborto. O problema maior é transmissão do protozoário via placenta, o que pode causar aborto caso a infecção ocorra no início da gravidez ou formação destes mesmos cistos no feto. 

Quando a mulher já teve toxoplasmose anteriormente, não há risco caso venha a readquirir a doença durante a gestação pois o sistema imunológico irá atacar a doença antes que haja possibilidade de infectar a placenta. 

Cuidados para evitar o contágio



  • Limpe diariamente a caixa de areia do seu gato, lembre-se que as fezes contaminadas tornam-se infectantes após 48 horas.


  • Ao fazer a limpeza da caixa de areia do seu bichano utilize luvas e mascaras, lavando bem as mãos ao terminar. Caso seja possível, peça a outra pessoa para realizar essa tarefa.


  • Caso seu gato frequente seu quintal ou jardim, use luvas para mexer com plantas ou para fazer limpeza dos mesmos e lave bem as mãos após essas atividades.


  • Se seu gato gosta de ficar na sua cama ou sofá, use o aspirador de pó ou espane os pelos dele antes de deitar ou sentar e evite levar as mãos a boca em caso de contato com os pelos. Lave bem as mãos.


  • Mantenha seu gato saudável. Leve ao veterinário assim que souber da gravidez e peça exames pois assim poderá tratá-lo e continuar o convívio com ele normalmente.



  • Elimine os hábitos de caça do seu gato (converse com um adestrador) evitando que ele saia de casa e não alimente com carne crua ou mal passada, vísceras ou ossos, dê preferência à ração.



  • Peça que alguém escove diariamente os pelos para evitar que seja eliminados possíveis cistos.



  • Ofereça ao seu gato apenas água filtrada ou fervida.



  • Mantenha os utensílios do gatinho e de cozinha bem higienizados. Principalmente os que são utilizados para a manipulação de carnes. Lave bem as mãos após seu uso.


 

  • Não consuma carne crua ou mal cozida!


  • Lave bem frutas e verduras antes do consumo. 



Como muitos sabem, o convívio com animais traz muitos benefícios para nós e para nossa família, em todas as fases da vida. Deve-se apenas tomar alguns cuidados para que esse convívio seja feito de forma segura e saudável. É uma relação que nos proporciona grandes momentos de felicidade. Não é preciso deixar seu pet de lado, pois, tomando os devidos cuidados, ele poderá ser um grande companheiro durante a gravidez e depois do parto. O segredo é uma boa higiene e muito amor, pois quem ama não abandona o ser amado! Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário