segunda-feira, 29 de maio de 2017

Distúrbios do sono na gravidez


As mudanças no padrão de sono da gestante são chamadas de Distúrbios do sono, mas não são necessariamente uma doença, mas sintomas que indicam que algo está errado e precisa ser corrigido. Esses distúrbios podem afetar muito a vida da futura mamãe pois podem causar alterações de humor, brigas com o parceiro, crises de angústias, aumento da ansiedade e até queda da imunidade da mulher. Conheça alguns deles:

Pesadelos podem surgir


A gravidez traz muitos sentimentos à tona, alguns podem nem ao menos serem notados pela gestante. Medos e dúvidas podem atrapalhar a rotina de sono, muitos deles tem origem em situações do passado ou com assuntos mal resolvidos. O sonho atua como um mecanismo do corpo para tentar entender o que estamos vivendo. Com tanta mudança ocorrendo é natural que receios e inseguranças acabem por despertar sonhos desagradáveis. Nem sempre esses medos são conscientes, muitos deles podem ter origem num passado tão distante que nem a mãe consegue entender o motivo desses acontecimentos. A gestante então deve tentar entender o que está originando suas angústias conversando com o parceiro ou com quem se sinta mais a vontade, ler livros sobre o assunto, trocar experiências com outras mães são formas de sentir-se mais segura com a transformação que está passando, de forma a deixar para trás tudo o que possa fazer com que a mãe duvide de si mesma.


Grávida ronca


É possível que com a gravidez a mulher passe a ter distúrbios respiratórios do sono. A respiração durante o sono é uma das mudanças físicas mais profundas, onde o ronco é cerca de duas a três vezes mais comuns em grávidas. Embora ninguém saiba exatamente o que leva às grávidas a roncarem, várias alterações fisiológicas podem predispor esses distúrbios respiratórios do sono. O ganho de peso, a diminuição da capacidade respiratória, devido ao deslocamento do diafragma pelo crescimento da barriga, e edemas na faringe são alguns exemplos. Esses sintomas podem estar relacionados a problemas mais graves, por isso leve sua queixa ao obstetra para que ele avalie a necessidade de tratamento específico. Contudo, essa é uma situação que tende a melhorar muito no pós-parto, onde a maioria das mães deixam de roncar. 

Dificuldade de respirar


Não é apenas durante o sono que a respiração pode ser mais difícil para a gestante. Geralmente, há um esforço maior no final da gestação (por volta do 3º trimestre) onde o tamanho do bebê no útero faz com que os outros órgãos fiquem comprimidos, dificultando a respiração, principalmente quando a mulher está deitada. Uma forma de aliviar o peso da barriga e melhorar a respiração é deitar-se do lado esquerdo usando alguns travesseiros como apoio. Quando esse tipo de medida não ajuda, o ideal é conversar com o obstetra a esse respeito já que pode ser sinal de dispneia noturna, que é uma falta de ar que costuma aparecer em gestantes hipertensas ou com pré-eclâmpsia

Dificuldade para dormir


Diante de tantas mudanças e muitas preocupações com o bem estar da criança e da família, pode acontecer de haver uma dificuldade maior para conciliar o sono. É muito comum relatos de pacientes com insônia durante a gravidez. A insônia na gravidez não prejudica o bebê, no entanto, é importante para a saúde da grávida dormir no mínimo 10 horas por dia e não dormir de barriga para cima após os 5 meses de gestação.


A gestante pode tomar remédio para dormir?


Essa é uma questão que deve ser avaliada com muita calma, principalmente se a gestante ainda estiver no primeiro trimestre de gravidez, já que há grande preocupação com o desenvolvimento do bebê. O uso de medicamentos podem interferir no desenvolvimento fetal, causando malformações. Dessa maneira, deve-se avaliar o risco e o benefício de adotar medicamentos que interfiram no sono, ainda que a mulher já estivesse habituada a qualquer medida assim. Qualquer medicamento, sendo para o sono ou não, deve ser liberado pelo obstetra durante a gestação. O ideal é adotar medidas naturais que ajudem a relaxar e assim, contribuir para um sono tranquilo. Conheça algumas dicas para dormir bem na gravidez.

Medidas que ajudam a dormir bem


Para que a grávida possa dormir melhor, é importante identificar o que está causando as alterações do sono, de forma a controlar sua causa. Utiliza-se assim o pré-natal para que fatores que contribuem para o bem estar da gestante sejam monitorados como manter pressão e peso estáveis, seguindo uma dieta adequada, praticando exercícios físicos, e, se necessário, administrando medicamentos para ansiedade.

Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário