segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Cordão Umbilical Enrolado e Parto Normal


Falar de cordão enrolado no pescoço do bebê e parto normal ainda rende algumas discussões. Algumas delas pela falta de informação ou mesmo confusão quanto ao impedimento de realizar um parto normal cujo bebê tenha o cordão umbilical enrolado no pescoço. É muito importante que a gestante conheça mais a respeito desse assunto, assim pode-se ter uma clara ideia do que é ou não perigoso para esse momento tão lindo que é o parto.

O que é circular de cordão?


A chamada "circular de cordão", alça de cordão umbilical em torno do pescoço do feto, pode ocorrer ao longo de toda a gestação. A circular é resultado da própria movimentação do feto, que pode fazer com que o cordão se enrole e desenrole diversas vezes. E, ao contrário do que prega o senso comum, ele não "enforca" a criança, e pode ser facilmente desenrolado pelo médico durante o parto, depois da passagem da cabeça do bebê.

O que causa a circular de cordão?


O cordão umbilical enrolar no pescoço do bebê usualmente ocorre quando o cordão é comprido e, com a movimentação ativa do feto, ele envolve-se o pescoço da criança.

Isso acontece porque o bebê se mexe constantemente dentro da barriga da mãe, nadando no líquido amniótico. Ele toca, mexe e brinca com o cordão, enrolando-se e desenrolando-se nele em qualquer parte do corpo.

Qual é o tamanho do cordão umbilical?


O comprimento do cordão umbilical varia de criança para criança e de gestação para gestação. O cordão é composto de duas artérias e uma veia, e é preenchido por um tecido conjuntivo indiferenciado chamado de "Geléia de Whartonh". Em média tem 59 cm podendo variar entre 40 cm ou até 71 cm ou mais.

Além do pescoço, o cordão pode dar voltas em outras partes do corpo do bebê, como pés, abdome, braços e, em alguns casos, em todos os membros em conjunto.

É possível ter parto normal?


Muitos profissionais da saúde lutam hoje para mudar a ideia de que circular de cordão impede parto normal. A ocorrência de circular de cordão não é indicação de cesárea. O que vai definir o tipo de parto é a vitalidade do feto.

A identificação desta situação em um ultrassom não é motivo para marcar cesariana, afinal, isso ocorre em 20% ou 30% dos partos, e os bebês nascem muito bem.

Quando essa situação apresenta riscos?


Muitas vezes, a ultrassonografia identifica problemas que podem não ser verdadeiros. Por isso, muitos profissionais recomendam que o laudo do exame, que é compartilhado entre médico e paciente, traga apenas informações que são úteis, para não preocupar, sem necessidade, os pais.

Durante o trabalho de parto é importante um acompanhamento dos batimentos cardíacos do feto por meio de um sonar e também ao exame de cardiotocografia, durante as contrações da mãe para evitar complicações, que em conjunto com a circular possam causar problemas, pois é durante o momento do parto que há a real compressão do cordão umbilical, que encosta na parede do útero da mãe. Nesse caso, o cordão está enrolado no bebê ou com nó, eventualmente a frequência cardíaca será alterada, causando danos à respiração da criança.

Com o acompanhamento dos batimentos do bebê, o médico pode avaliar se há alterações, agindo rapidamente e adotando então a cesárea como melhor opção para aquela situação específica.

De forma simples, não é o cordão enrolado que prejudica o bebê mas a alteração cardíaca que diz se a circulação de sangue pelo cordão está comprometida e que, em algum momento, a criança vai entrar no que os médicos chamam de sofrimento fetal.

Todo bebê com circular de cordão umbilical terá problemas no parto?


Em casos raros, se o cordão for muito pequeno ou estiver muito enrolado, ele pode ficar "curto" para a descida do bebê pelo canal de parto. Com isso, ele se torna cada vez mais apertado, compromete a circulação de sangue e, consequentemente, reduz a frequência cardíaca da criança.

Esse quadro, onde a circular compromete o fluxo sanguíneo não é comum e, na maioria dos casos, a circular de cordão não influencia no bom andamento do parto normal. Além disso, se a cesárea for realmente necessária, essa decisão será tomada apenas durante o trabalho de parto. Por isso, uma circular identificada no pré-natal não deve preocupar a gestante nem dissuadi-la de dar à luz pela via natural.

Até mesmo nos serviços de obstetrícia mais humildes é possível monitorar esta situação, desde que na falta de um aparelho de cardiotocografia haja a monitoração por sonar. Se o cordão estiver apertado, causando prejuízo no ritmo do batimento cardíaco do feto, como bradicardia persistente ou arritmia, opta-se pela cesariana.

É importante lembrar que o bom profissional irá esclarecer qualquer dúvida e dê preferência para um médico que não tenha um grande histórico de cesáreas. Até a próxima!

Leia também:


Exame de Toque: o que é e serve para quê?

2 comentários:

  1. Boa noite
    Faci uso do fertisop a 7 dias porém no 3 dia de uso pela manhã senti muita colica e ao final da tarde veio uma bora porém não chego suja a calcinha. Isso e Normal?
    Ainda tenho colicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas com exames pode-se confirmar o motivo. Contudo, pode acontecer o aparecimento de borra logo após o final do ciclo de resto de menstruação que estava no canal vaginal, ainda que nunca tenha ocorrido antes.

      Excluir