terça-feira, 31 de outubro de 2017

O bebê estrela e o bebê arco-íris


A maternidade é uma experiência que é única, mesmo para uma mãe cada gestação é diferente. Algumas experiências podem ser difíceis mas outras podem simplesmente ser surpreendentes. É o caso da gestação de um bebê estrela ou a sonhada gestação de um bebê arco-íris. 


O significa bebê estrela?



A estrela é um corpo físico que vemos diariamente, apreciamos no céu, é natural, real, mas nunca a tocamos nem chegamos a tê-la por perto. De beleza extraordinária, encanta apenas com a lembrança de sua existência. Muitos apreciam de tal forma que anseiam pela noite para conseguir admirar seu brilho. Assim é uma gestação de um bebê estrela. Começa-se a esperar, tendo a certeza que iluminará nossa vida e ansiamos ver, mas é uma estrela que jamais chegará.

Um bebê estrela é aquele que vive no ventre materno, mas não chega a nascer. Esse ser sentiu o carinho de seus pais e os encheu de ilusão, mas se foi antes do previsto. Aprenda aqui como lidar um pouco com a perda.


Quem é o bebê arco-íris?



Arco-íris é um fenômeno visual e meteorológico que origina um arco com as sete cores do espectro solar. Aparece junto com o sol após a tempestade. 

O bebês arco-íris é aquele que nasce de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo ou que teve um filho morto prematuramente, trazendo à luz após a tempestade na vida de uma família que teve de enfrentar alguns momentos realmente muito difíceis.

Apesar de ser um acontecimento lindo, ele só aparece depois que o bebê estrela morre.

Um arco-íris é uma promessa de sol após a chuva, a calma após a tempestade, a alegria depois da tristeza e a paz depois da dor, mas acima de tudo, do amor depois de uma perda.


Vivendo a gestação estrela ou a gestação arco-íris


Lidar com qualquer uma das gestações é bastante complicado. O bebê estrela foi esperado, desejado e amado, mas partiu durante a gestação deixando um vazio e uma incerteza quanto ao futuro.

Com a chegada do bebê arco-íris a insegurança quanto ao futuro da gestação costuma afligir os pais. A mãe que então mesmo querendo vivenciar a maternidade de maneira tranquila e feliz carrega em seu peito o medo de novamente não poder ter seu filho nos braços. Por vir após uma perda, os pais sentem receio pelo que possam passar. Essa condição faz com que a maternidade seja diferente, que se exagere nos cuidados e que exista um certo pessimismo.

O arco-íris não anula os estragos, as dores, todos os danos causados por uma tempestade, mas apesar de tudo, é um recado de Deus dizendo que a vida deve continuar.


Mamãe de bebê estrela


Sou mãe de uma bebê estrela. Já a chamava assim sem nem mesmo imaginar o que significava. Durante 19 semanas e 3 dias tive o prazer de conviver com a "ma petite étoille" (minha estrelinha ou minha pequena estrela). Acredito que a vida (Deus) já pudesse estar me preparando para o que viria depois. É uma perda irreparável, JAMAIS a vida será igual. Ainda que venham 10 filhos, uma mãe sente que deveria ser 11. 

Muitas pessoas esquecem das mamães estrelas, pois ainda que o bebê não tenha nascido, a mulher se torna mãe já na concepção. Essa mãe apenas vivenciou a maternidade de forma diferente e muito difícil. O que não se pode permitir é que essa triste experiência influencie o dia a dia, afetando negativamente não apenas a mãe mas toda a família. É importante crer que a vida continua e que como cada dia, o sol voltará a nascer de novo. Assim como nasce um novo dia, a vida também sorrirá com uma nova gestação, seja ela no útero ou no coração! E que venha o arco-íris, colorindo o céu depois da tempestade. Até a próxima!

Leia também:




5 comentários:

  1. Texto lindo tive uma bebe estrela perdi na gestação com 32 semanas pré eclanpsia... Depois de três meses engravidei do meu bebê arco-íris hoje com 3anos e 8meses Deus é perfeito te na hora certa só temos que crer🙏💙❤

    ResponderExcluir
  2. P
    ingravidei o ano passado mais meu bebê tava nas trompas tive que fazer uma cesaria de emergência com 4 meses de Cesária ingravidei de novo mais meu bebê faleceu de novo o coração dele não tava batendo foi mãe de 2 estrelas que adoraria ter conhecido e amado muito

    ResponderExcluir
  3. Não sei se me encaixo nessas descrições. Mas vou descrever p poder tentar entender melhor e me confortar com tudo q me ocorreu. A 8 anos engravidei d um casal de gêmeos. Mas com 28 semanas tive pre eclampsia e fiz cesárea d emergencia. Nasceram vivos, mas apenas o Bernardo sobreviveu( a Nicole morreu com 8 dias). A 4 anos engravidei mas tive um aborto espontâneo com 11 semanas. E no ano d 2017 engravidei novamente e d um casal. Mas ficou só a Emanuelle(o Artur morreu ainda na minha barriga). A Emanuelle e o Bernardo são meus bebês arco-íris? A Nicole, o outro bebê q ñ sei qual seria o sexo e o Artur são meus Bebês estrela? Independente d qualquer coisa sinto uma dor irreparável. Me culpo sempre por minhas perdas, mas encontro consolo( e ao mesmo tempo tenho medo de perdê-los) no Bernardo-08 anos e a Emanuelle-09 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a descrição é feita para cada gestação mas seu caso é singular. Contudo podemos sim dizer que os bebês que nasceram são arco-iris e os outros estrelinhas.

      Excluir