quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O que NÃO dizer a uma tentante!


Quando uma mulher decide ter um filho, muitas coisas podem acontecer e o que seria uma jornada linda (e curta) passa a envolver um turbilhão de emoções. Algumas vezes não temos noção disso até que começamos a viver essa situação. Nem sempre é fácil, mas ouvir algumas pérolas de perguntas não ajuda em nada e ainda torna mais difícil o caminho. E aqui estão algumas perguntas/frases que é melhor não fazer/dizer a uma mulher que está tentando engravidar:


Não vai ter um bebê? 


Minha mãe costumava usar essa pergunta como afirmativa "Não vá ter um bebê!!!" E eu sempre achei que um vacilo já me faria mãe mais cedo do que eu desejava. Acontece que nem sempre é tão simples e rápido como algumas mães tentam nos fazer acreditar. Costumo brincar que se eu soubesse que a jornada é tão longa eu teria começado a tentar mais cedo! Vários são os fatores que influenciam na conquista do positivo e muitos deles não temos como controlar. Embora muitas mulheres apresentem sempre um sorriso no rosto, a busca pela maternidade pode estar envolvida em muita ansiedade e com certeza vários momentos de frustração. 

Quando vai ter um bebê? 


Acredite que todas nós pré-mães gostaríamos de ter data certa para confirmar a gravidez, inclusive se soubéssemos a hora exata seria ainda melhor. Não é agradável ter dúvidas todos os meses se foi dessa vez. Contar cada dia como se fossemos presas (e somos!) ao desejo de ser mãe. Quando alguém pergunta quando o nosso maior sonho vai se realizar, não ter a resposta traz todas as angústias de uma só vez! 

Suas amigas (ou irmãs) engravidaram menos você...


Ainda bem que alguém me explicou o motivo de todas as mulheres que conheço estarem engordando! Achei que era algum acordo coletivo para me fazerem sentir magra! Se já não fosse difícil conviver com todas as amigas e familiares curtindo um momento que você deseja muito, alguém tem que vir e te lembrar disso. Não nos entendam mal, não é que não fiquemos felizes pelas outras pessoas mas é difícil quando sua luta diária pelo positivo é tão complicada. Então deixe esses comentários bem quietinhos na sua cabeça apenas!

Não está demorando para engravidar?


Depois de tomada a decisão de engravidar, acredite que toda mulher que passou de um ou dois ciclos já acha que está demorando para acontecer. A mulher lembra todos os dias que está demorando e que nem sempre é simples ter paciência. E perguntas como esta devem ser evitadas pois nem sempre sabemos o que se passa por trás de um sorriso.

Já pensou em fazer algum tratamento?


Quem pensaria em fazer um tratamento para engravidar? Ainda bem que há pessoas para nos alertar para essa possibilidade! A vida da tentante é buscar tratamentos, remédios convencionais e não convencionais para engravidar. Não é simplesmente fazer um tratamento que em seguida seu positivo chega! Adoraria que fosse assim. Tratamentos além de tempo demandam dinheiro, além de muita paciência. Ainda assim, há casos em que mesmo com tratamento as chances de gravidez não são grandes, alguns não chegam a 35% mesmo com os remédios mais caros. Geralmente viramos peritas no assunto! Olha eu aqui com um blog ajudando outras mulheres nessa caminhada! 


Por que você não adota?


Primeiro que essa é uma questão do casal e não interessa a ninguém. Muitas mulheres sonham em viver o momento da gravidez e isso é um direito delas. A menos que não haja tratamento a ser feito, essa questão só deve ser considerada caso o casal ache que seja uma opção e você nada tem com isso. E claro que se essa for a única forma do casal formar uma família, acredite que eles conversarão a respeito sem que alguém precise lembrá-los dessa possibilidade.

Estou grávida por acidente e nem sei se eu quero! O que eu faço?


Sério que não queria? Imagino então que você tomava pílula, ou melhor, injeção para não ter riscos, usava camisinha e praticava tabelinha para saber quais dias não devia nem chegar perto da cueca do seu parceiro? Não se preveniu? Então não foi acidente! Saiba que sexo sem proteção pode resultar em gravidez! 

Esse é o tipo de coisa que deixa toda tentante extremamente triste. Quando uma mulher tem em mãos uma benção que desejamos ardentemente e não dá o devido valor, nos faz pensar no quanto nós estaríamos agradecidas por uma gravidez. Muitas mulheres se frustram pensando que Deus não gosta delas por isso, ou que são inúteis por ainda não ter conseguido, já que alguém consegue assim "sem querer". Ainda que a gravidez tenha sido inesperada ou que você não sabe como será jamais diga isso para alguém que deseja muito está grávida!!!

Você não é muito nova (ou velha) para ter filhos?


Acha que essa é a questão mais importante para se fazer a uma tentante? A idade certa quem define é a mulher! Não devemos questionar a decisão de alguém de ser mãe, não importa a idade que ela tenha. Ser nova ou velha não existe. Hoje em dia há tratamentos que ajudam aquelas que tem alguma dificuldade por causa da idade. Questões relacionadas a como irão criar um filho (sendo nova ou não) só dizem respeito ao casal. Se os mesmos acham que dão conta, quem somos nós para discordar?

Por que você não relaxa? Logo você consegue!!!


Ao invés de vir dar palpites nas minhas tentativas, poderia dar o número da mega sena né? Sim pois essa pessoa só pode ser vidente por saber que basta isso para engravidar! Geralmente essa frase vem de mulheres que já conseguiram engravidar. Claro que a ansiedade atrapalha a gravidez mas nem sempre é a única coisa que está dificultando a vinda do baby. Muito fácil relaxar depois que você já engravidou. Digo isso por experiência própria! Hoje sou muito mais paciente nessa jornada pelo positivo. Grande parte da ansiedade é pela dúvida se um dia iremos conseguir e felizmente isso já passou pra mim, embora minha gravidez não tenha ido até fim. E é por saber disso que não uso a palavra "relaxa". Devemos ser compreensivas com quem ainda sente por não ter alcançado a maternidade. E a última coisa que vai nos fazer relaxar é alguém dizendo que temos que relaxar! Mesmo porque muitas mulheres conseguiram seu positivo depois de muito tempo ansiando pelo positivo. 


Em vez de paparicar os filhos dos outros, faça um pra você!


Sério que tenho essa possibilidade? Jamais pensei que filhos fossem possível então achei que a única forma de me sentir mãe era brincando com os filhos dos meus amigos. 

Novamente pessoas que não sabem o que se passa com a mulher questionam sem saber das angústias que a tentante passa para engravidar. Ainda que seja uma brincadeira, não se pode saber o quanto uma mulher deseja um filho sem que se esteja em sua pele. 

Minha amiga casou mês passado e já ta grávida!


Devo dizer que ela é uma mulher de sorte! Ainda bem que ela não teve que passar por toda a tristeza de não conseguir engravidar, que não foi preciso fazer tratamentos muitas vezes longos e dolorosos só para ver um teste com resultado positivo! Saiba que lembrar o quanto algumas mulheres tem sorte não nos animará em nada. Devemos respeitar a luta e a vida de cada mulher. 

É chato estar grávida...


Jura?? Nesse momento não temos nem palavras para dizer! Quando a gente sonha tanto com uma coisa e outra pessoa tem isso e não aproveita é decepcionante. Conheço muitas mulheres que já conquistaram seu positivo e reclamam dos enjoos, das tonturas ou mesmo do peso da barriga. Nesse momento lembro do quanto eu gostaria de passar por tudo isso e com certeza algumas tentantes também pois significaria que após esse período o maior sonho de nossas vidas seria realizado. Mesmo que a gravidez não seja nada fácil para você, jamais reclame disso para uma mulher que amaria estar no seu lugar. 


Seu problema deve ser psicológico!


Deve ser psicológico estar perto de alguém tão sem noção! Se não sabe o que se passa com a tentante você não pode afirmar quais problemas estão envolvidos na vida dela. E se tal afirmativa fosse verdade não haveriam mães com problemas mentais reais já que o psicológico impediria. 

Fica com as pernas pra cima que funciona...


Cara colega desavisada e sem noção, já tentei todas as posições possíveis e imagináveis! Acredite que pernas pro ar já faz tempo que tentei!!! Embora esse tipo de comentário é apenas uma tentativa frustrada de ajudar, a menos que a mulher tenha pedido dicas, não comente com ela. Se houver uma posição que 100% das mulheres que tentaram conseguiram então me diga mas se não foi assim então melhor deixar quieto.

Você deseja realmente ter filhos?


Na verdade eu não tinha nada mais interessante para fazer e resolvi encher meu médico com várias perguntas (e dinheiro) e então fiquei me entupindo de remédios e fazendo longos tratamentos pois eu estava pensando se acontecer bom e se não acontecer bom também! Não se passa por tudo isso se ainda há alguma dúvida a respeito! 

Talvez você não deva ser mãe!


Sério que alguém consegue ver algum conforto nesse tipo de afirmação? Nem todos fazem por mal mas muitas vezes falam coisas que trazem uma grande tristeza para tentante. Apenas Deus sabe o que se passa com cada um e as palavras que não sejam para encorajar ou fortalecer o sentimento de alguém não devem ser pronunciadas. Vale o velho ditado: se não for para ajudar não fale nada! Além disso há outras formas de viver a maternidade. Onde há amor existe a oportunidade de doá-lo. 

Existem muitas outras pérolas como essas mas o post ficaria enorme! A grande questão é que não faça comentários sem saber o que se passa com a tentante. Se houver intimidade e abertura da mulher, então converse a respeito das tentativas e pergunte se há algo em que você possa ajudar. Caso a mulher não queira falar a respeito então entenda a dica e fique quieta. Boa parte das dificuldades em esperar pelo positivo é devido a cobrança dos amigos e familiares que não entendem os sentimentos da pré-mãe. Lembre-se que a palavra é prata mas o silêncio é ouro! Até a próxima.

Leia também:







Nenhum comentário:

Postar um comentário